Android

Desenvolvimento para Android (parte 1)

Android

Todo mundo já sabe que os dispositivos móveis estão dominando o mundo da tecnologia. Se você ainda não programa mas quer aprender, esse é o futuro. E se você já é programador, é melhor aprender a desenvolver para Android antes que seja tarde demais. Quer uma ajuda para começar? Então você está no lugar certo! Hoje começo uma série de posts onde eu pretendo mostrar o básico de programação para Android.

ESTE É UM POST ANTIGO

Este post foi importado do antigo blog e o seu conteúdo não foi revisado. O conteúdo deve estar desatualizado e a formatação pode apresentar problemas.

Primeiramente quero lembrar que eu também ainda estou aprendendo a programar para Android. Se eu falar alguma besteira aqui me corrijam. Para começar, precisamos configurar nosso ambiente de desenvolvimento. O Android utiliza o Java como sua linguagem padrão, e não pense que você vai poder escolher outra linguagem (até é possível utilizar C, mas o código torna-se mais complicado). A IDE mais utilizada ao programar para Android é o Eclipse, que possui um plugin específico para facilitar a sua vida. Nada o impede de abrir o Vim e sair programando, mas logo você vai mudar de ideia.

A primeira coisa a se fazer é instalar o SDK do Android. Nada mais simples, apenas três comandos:

$ wget http://dl.google.com/android/android-sdk_r20.0.3-linux.tgz
$ tar zxvf android-sdk*.tgz
# mv android-sdk-linux /opt (ou qualquer diretório que você quiser)

É bom adicionar o caminho dos binários do Android SDK à variável $PATH, assim é mais fácil de configurar o Eclipse depois:

$ export PATH=$PATH:/opt/android-sdk-linux/tools:/opt/android-sdk/platform-tools

Agora precisamos instalar o SDK propriamente dito (até agora só instalamos as ferramentas).

$ android sdk

Selecione as APIs que você pretende utilizar (as versões do Android para as quais você vai desenvolver. Se você tem HD de sobra, marque tudo. Senão, marque as opções 2.2, 2.3.3, 3.2 e 4.0.3 (que representam mais de 90% dos dispositivos). Clique em Install {num} packages e espere a instalação terminar.

Agora vamos instalar o plugin do Eclipse :). Vá no menu Help > Install new software. Clique em Adicionar e insira os seguintes dados:

  • Name: ADT Plugin
  • Location: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/

Clique em OK. Na lista de softwares disponíveis, marque a opção Developer Tools e siga o Next > Next > Finish na tela para concluir. Quando terminar de instalar os plugins, reinicie a IDE.

Para terminar esse primeiro post, vamos aproveitar e configurar um Android Virtual Device (emulador). Pelo Eclipse, vá em Window > AVD Manager e clique em New. Dê um nome qualquer para o dispositivo (ex.: Ice-Cream-Sandwich) e escolha o target (versão do Android, ex. 4.0.3). Opcionalmente, escolha um tamanho para o cartão de memória virtual e outras opções de hardware para simular. Para terminar, clique em Create AVD. Para iniciar o emulador, selecione o AVD recém criado e clique em Start e depois em Launch. É isso. Por enquanto divirta-se usando o Android pelo emulador. No próximo post começamos a “fritar o cérebro” e a programar um “Hello World” para Android. 😉

3 thoughts on “Desenvolvimento para Android (parte 1)”

    1. Allan Robs, muito obrigado pelo apoio!

      Eu também estou apenas começando a desenvolver para Android, mas minha opinião é que mesmo os conhecimentos mais básicos também devem ser compartilhados. Que bom que você gostou! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *