Novo domínio

Talvez você esteja se perguntando o que esse ponto-info está fazendo depois do meu nome na barra de endereço do Firefox (não usa Firefox? pois devia!).

ESTE É UM POST ANTIGO

Este post foi importado do antigo blog e o seu conteúdo não foi revisado. O conteúdo deve estar desatualizado e a formatação pode apresentar problemas.

Se você acessa meu blog regularmente deve ter percebido que ele ficou fora do ar durante 4 dias inteiros (do dia 18 até 22 de janeiro). Eu devo agradecer ao DotTK pelo “esplêndido” trabalho de cancelar o meu domínio sem nem sequer um e-mail informativo avisando sobre os motivos ou qualquer coisa do tipo.

Até hoje eu não recebi uma desculpa convincente do porquê eles desativaram o meu antigo domínio eduardoweiland.tk. A história que me contaram era de que o “conteúdo hospedado naquele domínio estava inacessível quando foi verificado”, mas até onde eu sei os servidores da Amazon* não se desligam sozinhos…

* para quem não sabe, a plataforma do OpenShift roda em servidores da Amazon Web Services

Depois dessa decepção com o DotTK comecei a pensar em comprar um domínio próprio. Após um tempo analisando e pensando, a única vantagem que eu encontrei nisso era que eu poderia me livrar do DotTK. Então eu não perdi tempo e registrei logo o meu domínio .INFO 😉

O registro no Neep Host foi simples, rápido, fácil, e (principalmente) barato – só R$ 16,90 por um registro internacional! Gerenciar os registros DNS foi um pouco complicado no começo, mas ainda bem que a equipe do suporte do Neep Host é muito boa – demorou apenas 5 minutos para resolver o meu problema e depois disso foi muito fácil terminar de configurar os registros A, CNAME, MX, etc.

E com essa mudança de domínio eu também precisei reconfigurar o Zoho Mail, o que foi muito mais fácil de ser feito. Transferi minha conta de eduardoweiland.tk para eduardoweiland.info sem perder nem sequer uma mensagem de e-mail!

Para quem não conhece o Zoho, é um concorrente do Google Apps, mas com um grande diferencial: o Zoho é gratuito para até 3 usuários enquanto que o Google Apps possui só planos pagos, e com um preço absurdo! Mas se 3 usuários parece pouco, o Zoho ainda oferece alias ilimitados, ou seja, você pode ter até 3 caixas de entrada separadas, mas cada uma delas pode receber e enviar mensagens utilizando vários endereços de e-mail diferentes (ex.: contato@dominio, ajuda@dominio, me@dominio, web@dominio, qualquercoisa@dominio, …).

Enfim, ficam as dicas: domínio é na Neep Host, hospedagem é no OpenShift, e-mail e com o Zoho, e fujam do DotTK! 😉

One thought on “Novo domínio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *